Seu sorriso é especial

Dentes brancos e fortes sempre!

Solicite um Agendamento de Consulta

Transformar sorrisos e vidas

Isso é o que nos move!

Veja nossas especialidades

Cadastre-se

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter um sorriso lindo e saudável (é grátis)!




Como 2o. artigo relacionado à patologias com manifestações na boca, hoje vamos falar da Síndrome de Sjogren.


O que é?
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando olho e boca seca. A doença pode, ainda, afetar outras partes do corpo, podendo causar problemas também aos rins e aos pulmões, por exemplo.

 


Tipos:

Existem dois tipos possíveis para a Síndrome de Sjögren:

Primária, quando o paciente só tem essa doença
Secundária, quando o paciente passa a apresentar outras doenças, como artrite reumatoide e lúpus.

Causas:
A causa da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecida, mas sabe-se que trata-se de uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células e tecidos saudáveis do corpo por engano. Neste caso, o alvo desses ataques são, geralmente, as glândulas lacrimais e salivares. No entanto, a síndrome também pode afetar as articulações, músculos, a tireoide, os rins, fígado, pulmões, a pele e até mesmo os nervos.

Causas ambientais e genéticas são relacionados à ocorrência da doença, embora os médicos ainda não saibam afirmar com certeza se alguns genes específicos ou algum comportamento em especial estejam diretamente envolvidos nas causas da Síndrome de Sjögren.

Fatores de risco:
Embora qualquer pessoa pode desenvolver a síndrome de Sjögren, mas a doença geralmente ocorre em pessoas com um ou mais fatores de riscos. Estes incluem:

Idade: Pessoas com mais de 40 anos.
Sexo: Pessoas do sexo feminino são muito mais propensas a ter síndrome de Sjögren do que pessoas do sexo masculino.
Doenças reumáticas: É comum que pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Sjögren já tenham sido diagnosticadas anteriormente com alguma doença reumática, como a artrite reumatoide ou lúpus.

Sintomas:
Os dois principais sintomas da Síndrome de Sjögren são:

Olhos secos, incluindo sensação de queimação, coceira ou como se houvesse areia
Boca seca acompanhada de dificuldade para engolir ou falar.

No entanto, dependendo do caso, um paciente diagnosticado com a síndrome de Sjögren também pode apresentar:

Dor, inchaço e rigidez nas articulações
Inchaço das glândulas salivares - particularmente o conjunto localizado atrás da mandíbula e na frente das orelhas
Erupções cutâneas ou pele seca
Secura vaginal
Tosse seca e persistente
Fadiga prolongada.

Tratamento:
O tratamento para a Síndrome de Sjögren pode, muitas vezes, ser feito em casa, por meio da ingestão abundante de água e do uso de medicamentos vendidos sem necessidade de prescrição médica. No entanto, alguns casos podem exigir alguns remédios prescritos ou até mesmo cirurgia.

Medicamentos

Dependendo dos sintomas, o médico pode prescrever medicamentos que ajudem a aumentar a produção de saliva e lágrimas. Os efeitos colaterais, por outro lado, incluem sudorese, dor abdominal, rubor no rosto e aumento da frequência urinária. Além disso, se houver complicações decorrentes da síndrome, como artrite, o médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios.

Cirurgia

Para aliviar a secura nos olhos, o paciente pode ter de passar por um pequeno procedimento cirúrgico para selar os canais lacrimais que drenam as lágrimas de seus olhos.

Prognóstico:
Muitos sintomas da síndrome de Sjögren respondem bem ao tratamento caseiro. Veja quais medidas adotar para aliviá-los:

Olhos secos

Você pode fazer uso de lágrimas artificiais, de um lubrificante ocular ou, ainda, de ambos. Lágrimas artificiais (em forma de colírio) e lubrificantes oculares (também em colírio ou ainda em gel ou pomada) ajudam a aliviar o desconforto causado pelos olhos secos.

Além disso, procure manter a umidade do ar. Quanto menos seco estiver o ar em que você está, melhor para seus olhos.

Boca seca

Aumente a sua ingestão de líquidos, especialmente água. Beber muito líquido ajuda a manter a boca hidratada. Além disso, você pode, também, estimular o fluxo de saliva. Como? Pastilhas e balas mais duras podem ajudar. Como a síndrome de Sjögren aumenta o risco de cáries dentárias (como decorrência da boca seca), evite consumir quantidades exageradas de açúcar - principalmente entre as refeições. Além das pastilhas e balas, suco de limão também ajuda na produção de saliva.

Salivas artificiais contém um lubrificante que mantém a boca úmida e hidratada por mais tempo, ajudando a reduzir e aliviar os sintomas. A saliva artificial pode ser encontrada tanto em forma de spray como em pastilhas também.

Pele seca

Evite água muito quente durante o banho. Depois do banho, seque sua pele suavemente com uma toalha macia e aplique creme hidrante enquanto a pele ainda estiver úmida. Para tratar a secura das mãos, você pode usar tanto hidrantes no seu dia a dia quanto luvas, principalmente quando dor lavar a louça ou limpar a casa.

Complicações possíveis:

As complicações mais comuns causadas pela Síndrome de Sjögren incluem:

Cáries. Como a saliva ajuda a proteger os dentes das bactérias que causam cárie dentária, sintomas de boca seca podem tornar o paciente desta síndrome mais propenso a desenvolver problemas bucais, como a própria cárie

Infecções fúngicas. Também em decorrência da boca seca, pessoas com síndrome de Sjögren são muito mais propensas a desenvolver candidíase oral, que é uma infecção por fungos na boca

Problemas de visão. Os olhos secos podem levar à sensibilidade à luz (fotofobia) visão turva e a presença de úlceras na córnea.

Ainda com dúvidas? Marque sua consulta!