Seu sorriso é especial

Dentes brancos e fortes sempre!

Solicite um Agendamento de Consulta

Transformar sorrisos e vidas

Isso é o que nos move!

Veja nossas especialidades

Cadastre-se

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter um sorriso lindo e saudável (é grátis)!



No nosso 3o. artigo sobre patologias com manifestações bucais, vamos falar sobre a ANEMIA.


Essa manifestação também tem como uma das principais características a boca seca, assim como a Síndrome de Sjogren, tratada anteriormente.

Quando falamos especificamente de quadros de anemia, alguns especialistas em odontologia já têm observado que existe uma relação entre essa doença e o sintoma de xerostomia — a conhecida como boca seca.
Mas qual seria a relação entre a boca seca e anemia? É o que você vai entender a seguir!

 

Anemia:
A anemia é um quadro clínico caraterizado pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos circulantes no organismo ou de elementos que ajudam a formar essas células sanguíneas (como, por exemplo, o ferro), prejudicando a distribuição de nutrientes e oxigênio para os vários tecidos e órgãos do corpo humano.

Quem tem anemia geralmente se queixa de cansaço frequente, desânimo e muito sono, e também pode apresentar características físicas específicas da doença, como pele pálida e olhos com baixa irrigação.

O tratamento da anemia, geralmente é feito com a ajuda de medicamentos (como suplementos de sulfato ferroso) e de uma alimentação mais focada na reposição de ferro.

Vários são os tipos de anemia que podem se desenvolver no organismo humano:

anemia falciforme é uma consequência de uma anomalia genética, onde existe a formação de células deformadas e com pouca capacidade de transportar oxigênio;
anemia ferropriva é a mais comum, causada pela falta de ingestão de ferro;
anemia perniciosa, desenvolvida pela falta de vitamina B12;
anemia hemolítica, causada por uma auto-destruição das células sanguíneas;
anemia aplásica, causada por uma produção insuficiente de células vermelhas;
e a anemia megaloblástica, que se manifesta por uma produção de células vermelhas gigantes e baixa produção de plaquetas e glóbulos brancos.

Sintomas bucais que podem significar problemas:
Geralmente, a presença de sintomas como a boca seca, quando persistentes, podem indicar algum outro tipo de problema que pode não ter origem odontológica.

A relação entre boca seca e anemia:
A boca seca e a anemia andam juntas porque a baixa circulação do sangue pode prejudicar várias funções corporais: sem substrato para produzir energia, é natural que o organismo tenha várias funções metabólicas reduzidas ou afetadas, e a produção glandular é uma delas

Assim, a glândula salivar é uma das prejudicadas com a baixa circulação sanguínea, e é exatamente aí que nasce a relação entre boca seca e anemia: indivíduos anêmicos têm menor circulação de células sanguíneas e, consequentemente, de substratos energéticos para todo o seu corpo. Esta situação pode, a longo prazo, prejudicar o funcionamento das glândulas salivares, causando quadros de boca seca.

Outra situação que pode chamar a atenção do cirurgião dentista e que pode indicar quadros de anemia é o surgimento de feridas na boca e nos lábios, também consequência da ausência de produção de saliva.

Ainda com dúvidas? Agende sua consulta!